5 tendências digitais que sua empresa não pode ignorar

5 tendências digitais que sua empresa não pode ignorar
5 tendências digitais que sua empresa não pode ignorar

5 tendências digitais que sua empresa não pode ignorar

Recentemente, a ComScore realizou um estudo no mercado americano, o 2015 U.S. Digital Future in Focus, que destacou alguns pontos importantes para as empresas e o uso de tecnologias móveis e internet para os próximos anos.

Não é mais surpresa, e torna-se desnecessário dizer que, hoje em dia, estar na internet é O MÍNIMO para qualquer um que planeja ter um negócio que sobreviva ao mercado e à concorrência. Mas não basta “ter um sitezinho e uma fanpage no Face”.

Uma vez que você que você entendeu a importância deste movimento estratégico e aceitou o desafio de assumir uma posição no mundo da Internet, é preciso estar sempre atento às tendências, novidades e movimentos do mercado para não ser engolido pelas mudanças (seu site já funciona nos dispositivos móveis?). Uma das vantagens em ser uma micro ou pequena empresa é que é fácil se readaptar aos movimentos mercadológicos e repensar sua forma de atuação. E isso vale pra internet também.

Sendo assim, é preciso estar sempre de olhos abertos para aqueles movimentos estratégicos que podem diferenciá-lo da concorrência e colocá-lo à frente. Dessa forma, vejamos alguns pontos que podem ajudá-lo nessa missão:

1. Seja multiplataforma
O uso de smartphones cresceu 394% e o de tablets, 1721%.  E isso tudo APENAS nos últimos quatro anos! Mesmo assim, não podemos deixar de considerar que os usuários continuam usando desktop, ou seja, não está acontecendo uma substituição de um tipo de aparelho por outro. Sendo assim, é fundamental que sua empresa produza conteúdo de qualidade, que possa ser consumidor em qualquer plataforma, com a mesma qualidade, para não perder clientes.

2. Fique de olho nas redes
81% da população digital ainda usa o Facebook, com a incrível marca de cerca de 230 bilhões de minutos de engajamento dos usuários. Instagram, Twitter, Linkedin e Google+ continuam sendo redes importantes no mercado também.
Se o seu público-alvo é mais jovem, entre 18 e 34 anos, Snapchat, Vine, Tumblr e Instagram devem ser prioridades. Esteja presente nestes canais e ESTEJA PREPARADO para se comunicar com eles da maneira que ELES consideram adequada. Não existe certo e errado na comunicação com o cliente. Existe IDENTIFICAÇÃO.
Ah, fique de olho no crescimento (ESTRATOSFÉRICO) do Pinterest e do Tumblr. Essas redes prometem MUITO para um futuro bem próximo.

O Google vai mudar a Internet do mundo no Mobilegeddon

3. Pense mobile
Você já ouviu falar em Mobilegeddon? NÃO! Então deixa eu te dar uma notícia: AMANHÃ a internet do MUNDO IRÁ MUDAR!
Recentemente o Google anunciou que, no dia 21 de Abril de 2015, vulgo “amanhã”, todos os sites que não forem amigáveis para as telas de smartphones serão PENALIZADOS nas buscas. As pequenas empresas precisam estar prontas para serem encontradas no celular. O estudo mostrou que, atualmente, os sistemas iOS e Android dominam o mercado com 95% dos aparelhos. Ter um site com versão mobile ou, ainda melhor, um site responsivo, é fundamental para conseguir se manter no Google. E é uma oportunidade INCRÍVEL de estar à frente dos “grandes”, pois mudar o site de uma micro e pequena empresa é sempre mais fácil do que mudar grandes portais de empresas multinacionais, por exemplo.

4. Vídeo importa
Sete em cada oito americanos assistem vídeos online: 50% deles, todos os dias! O aumento de visualizações de vídeos cresce continuamente TODOS OS MESES. Segundo o estudo, cada usuário vê até dez vídeos por dia, sendo o YouTube o site mais relevante para vídeos. Conteúdo em vídeo CONVERTE. Porém, se você vai começar a investir nesse formato, é preciso produzir conteúdo relevante e profissional. Vídeos bem produzidos, com uma boa estratégia e bem desenvolvidos costumam viralizar com facilidade, desde que falem a linguagem do seu público-alvo.

5. Venda online
De acordo com a ComScore, as vendas através da Internet cresceram 14%, somente no ano passado, nos Estados Unidos. Os celulares já representam um meio importante de engajamento, mas poucos consumidores compram através dos smartphones. (Talvez, em função da experiência de compra no ambiente mobile, que ainda é bastante “árida”, devido às interfaces ruins e redes de dados lentas). Músicas, filmes e livros foram os itens mais vendidos pela internet no ano passado, de acordo com o levantamento. A internet pode ser um canal importante de receita para o seu negócio. Não use a Internet APENAS para vender, mas, busque uma relação onde a compra seja uma consequência natural. Não VENDA para o cliente. Deixe que o cliente COMPRE de você. 😉

Se você explorar corretamente estes 5 itens durante o ano de 2015, CERTAMENTE sua empresa estará MUITO bem posicionada no ano de 2016 e você estará competindo de igual para igual com os “grandes”. Palavra de especialista em Marketing Digital 😉

fonte: Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios

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