Mendeley: O melhor amigo do pesquisador!

 

Olá, pessoal

Como vocês devem saber, eu estou cursando o Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da UniCarioca.

15936517_10154479761563075_6052726807469105769_o

É um curso incrível, onde eu realmente tenho me sentido REALIZADO, em diversos aspectos. Compartilho a minha sala de aula com mais 24 pessoas fantásticas, que tem o mesmo objetivo que eu: mudar PARA MELHOR a educação no Brasil. Sim, somos loucos. E é justamente por isso que podemos conseguir!

Novas Tecnologias Digitais

Bem, nosso Mestrado é de Novas Tecnologias Digitais. Logo, nada mais esperado do que se utilizar de tecnologias digitais para prosseguir em direção ao Doutorado, correto?

Sendo assim, resolvi falar sobre um programa que MUDOU A MINHA VIDA ACADÊMICA para sempre (até que algo melhor apareça): O Mendeley!

Logotipo do Mendeley - Renatho Siqueira
Aprenda a utilizar o MELHOR gerenciador gratuito de referências do mundo

 

O que é, pra que serve e como funciona o Mendeley?

Resumindo MUITO superficialmente, o Mendeley é uma plataforma de gerenciamento de referências e pesquisa bibliográfica.

Segundo o site oficial do Mendeley, o objetivo da ferramenta é ajudar os pesquisadores a organizar suas referências, se conectarem com outros pesquisadores (sim, ele também é uma rede social), armazenar e compartilhar seus dados de pesquisa e encontrar novas oportunidades. É uma ferramenta magnífica, indiscutivelmente.

O Mendeley compartilha os artigos com amigos e permite que você sublinhe e coloque anotações nos PDFs (formato mais usado para artigos científicos). Essa função é INCRÍVEL! Além de ser extremamente útil! Acredite.

Não usar um gerenciador de artigos ou de referências em seu trabalho de pesquisa é quase tão antiquado e improdutivo como datilografar uma tese em uma máquina de escrever Olivetti, fazendo pesquisa na Biblioteca (quando se poderia usar a Internet).

Existem milhares de gerenciadores, neste link tem a lista completa. Mas, particularmente, acho que o Mendeley é o melhor deles. E ainda por cima, é gratuito (até 2GB de armazenamento)

Basicamente, o Mendeley funciona da seguinte forma:

01) Você baixa e instala o aplicativo em seu computador, chamado Mendeley Desktop

02) Depois de instalado, você instala o plugin do Word e a Extensão do Chrome

03) Use a plataforma online, o aplicativo desktop e a extensão do navegador para recolher e organizar referências para sua pesquisa (combinado com o Google Acadêmico, o Mandeley se torna um PODEROSO aliado de pesquisa)

04) Faça os ajustes, anotações e destaques que você quiser em suas referências armazenadas

05) Vá para o Word e comece a escrever sua pesquisa. O Mendeley estará lá para te ajudar!

barra de ferramentas do Mendeley no Word
Barra de ferramentas do Mendeley no Microsoft Word

 

 

Gostei! Me explica melhor como funciona o Mendeley?

Bem, eu poderia fazer um texto enorme sobre como usar o Mendeley, mas CENTENAS de pessoas já fizeram isso internet afora! Portanto, eu resolvi fazer uma coletânea de conteúdos que eu ache mais significativos, para ajudar vocês a economizar tempo.

A maioria das dúvidas sobre o Mendeley estão respondidas no conteúdo que selecionei para postar aqui:

01) Como inserir referências e citações através do Mendeley?

02) Mendeley: Tutorial atualizado

 

03) Instalando o Mendeley (Agradecimento ao Prof.: Edmar Stieven Filho)

 

04) Inserindo artigos e corrigindo referências

Este vídeo contém dicas IMPORTANTÍSSIMAS sobre como corrigir referências em artigos. Assista. Vai te economizar MUITO tempo! Eu GARANTO!

 

05) Sublinhando e fazendo notas pessoais nos artigos que você salvou

 

06) Cópia de Segurança dos artigos – IMPORTANTÍSSSIMO!

 

07) Compartilhando artigos

 

08) Aula COMPLETA do Mendeley (Longa, mas MUITO útil)

 

09) Atualização da Vídeo-aula do Mendeley

 

 

10) Como fazer citações no Mendeley?

11) Como elaborar referências bibliográficas sem drama: Mendeley

12) Como instalar o estilo ABNT no Mendeley?

 

“Gente, mas é muito material pra estudar…”

Eu decidi compartilhar com vocês estas informações porque o Mendeley realmente fez MUITA diferença para mim. Certamente, com o uso do Mandeley – em conjunto com o Google Acadêmico – eu economizo DIAS de trabalho de pesquisa, organizando e lendo apenas aquilo que realmente importa.

Infelizmente nos dias de hoje, mesmo na academia, entre os “pesquisadores”, encontramos muitas pessoas que não gostam REALMENTE de pesquisar. Estão ali pelo “canudo”, estão ali pelo “status”, estão ali por qualquer outra coisa, menos pela paixão pela descoberta. Para estes, não importa a alegria da descoberta, o desafio da pesquisa, a paixão pelo conhecimento. Estes são os que chamo de “clientes”: estão ali meramente comprando um diploma à prestação. Sim, para estes, ler estes artigos e assistir estes vídeos é “muita coisa”. E este artigo não é para estes. Se você é um destes, faça um favor a si mesmo: abandone a carreira acadêmica. Não precisamos de mais gente medíocre, produzindo material de qualidade inferior, somente para conseguir um diploma aos trancos e barrancos.

AGORA, se você consumiu cada linha deste artigo e já está botando a mão na massa, junte-se aos que estão dispostos a transformar nossa sociedade através de uma educação qualitativa e eficiente.

Como você pode perceber, para o aluno pesquisador e para o acadêmico, Mendeley é VIDA! 🙂

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário